Conferência Episcopal: aprovados Estatutos e nova Presidência

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou a publicação dos novos Estatutos do Pontifício Colégio Português, bem como a publicação das novas Linhas de formação integral presbiteral, documentos estruturais desta instituição. 

O processo de revisão dos Estatutos começou em 2016, ainda durante o mandato do Mons. José Fernando Caldas Esteves, anterior Reitor. Posteriormente, foram enviados à Congregação para o Clero, para que concedesse o necessário nihil obstat, o que aconteceu a 11 de Fevereiro de 2020. 

Já as Linhas de formação integral presbiteral constituem o programa formativo que o Colégio procura colocar em prática, cada ano, e também obtiveram o necessário nihil obstat da Congregação para o Clero na mesma data dos Estatutos. 

CEP com nova Presidência

A Conferência Episcopal Portuguesa elegeu como novo Presidente o Sr. D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, e  um novo Vice-Presidente, o Sr. D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra. 

A comunidade do Colégio gostaria de desejar-lhes as maiores bênçãos do Céu para esta nova missão que lhes é confiada. 

Ao Sr. Card. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, e ao Sr. Card. D. António Marto, o Colégio manifesta a sua maior gratidão pela proximidade e desvelo com que sempre acompanharam as vicissitudes da comunidade ao longo do exercício do seu mandato.