Missão

O Colégio Português, em Roma, fundado no Jubileu de 1900, é uma comunidade de presbíteros que, configurados com Cristo Pastor, se encontram ao serviço das suas igrejas de origem, completando e aprofundando a formação anteriormente recebida, através de especializações nas várias áreas do saber oferecidas pelas Universidades Pontifícias Romanas.

A grande maioria dos sacerdotes a quem é confiada esta missão, provêm já de vários anos de vida sacerdotal e experiência pastoral, o que por si só proporciona à comunidade um ambiente equilibrado de responsabilidade e maturidade humana e espiritual, intelectual e pastoral. Consequentemente, esta experiência oferece oportunidade de viver e assumir um autêntico estilo de vida comunitária presbiteral, base fundamental para o aprofundamento intelectual, inspirado sempre pela espiritualidade e pela dinâmica da encarnação própria do cristianismo.

Para além da comunhão presbiteral, dom e responsabilidade a ser vivida na beleza e exigência da própria fraternidade sacramental quotidiana, fazer a experiência romana de formação é também uma etapa singular da vida sacerdotal daqueles que são enviados a esta missão. Na quotidianidade, o Colégio Português permite fazer a experiência de interculturalidade e de catolicidade pois, desde algumas décadas, além dos sacerdotes portugueses, aqui também habitam sacerdotes do continente africano, americano e asiático.

De facto, o Colégio Português é uma casa aberta à Igreja universal – um verdadeiro observatório da catolicidade da Igreja – para um alargamento de horizontes e confronto de perspetivas, oferecidos por um contacto com pessoas de muitas Dioceses de diversas partes do mundo.

Em síntese, o Colégio Português, têm como missão oferecer as condições para concretizar as palavras que o Papa Francisco dirigiu à sua comunidade sacerdotal na última audiência: «Concretamente vós, queridos presbíteros, sois chamados a progredir, sem descanso, na vossa formação cristã e sacerdotal, pastoral e cultural. Qualquer que seja a vossa especialização académica, permaneça sempre como a vossa primeira preocupação crescer no caminho da consagração sacerdotal, mediante a experiência amorosa de Deus: um Deus próximo e fiel (…)». (08.05.2017).