O Colégio Português celebra 50 anos da presença das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias

O Pontifício Colégio Português celebrou hoje, com profunda gratidão, o cinquentenário da presença das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias na vida da instituição. A comunidade religiosa, atualmente composta por quatro irmãs, foi homenageada pelo seu serviço fiel, discreto e essencial ao longo de cinco décadas.

A Eucaristia jubilar foi presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, e concelebrada por todos os sacerdotes que constituem a comunidade atual do Colégio.

O ambiente foi marcado por simplicidade, gratidão e reconhecimento pela missão de todas as religiosas que, nestes 50 anos viveram e testemunharam o Carisma deixado à Igreja pela Venerável Mary Jane Wilson — «feito de gestos simples, perseverantes e cheios de alegria franciscana» (Papa Leão XIV) —, que se tornou parte integrante da identidade espiritual e quotidiana da casa.

A celebração retomou, de modo especial, esta passagem do discurso do Papa Leão XIV à comunidade do Colégio:
“Desejo agradecer de modo especial às Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, cuja presença fiel e silenciosa sustenta a vida do Colégio e acompanha a formação dos seus sacerdotes.”

A celebração concluiu-se com um almoço festivo, momento de convívio simples e fraterno. O Reitor agradeceu a presença e o serviço das irmãs, sublinhando que a sua missão continua a ser um dom para a comunidade sacerdotal residente.

O jubileu dos 50 anos foi vivido como um convite a renovar a missão comum: servir e testemunhar o Evangelho com simplicidade e alegria, à maneira da fundadora Mary Jane Wilson, de São Francisco e de Nossa Senhora das Vitórias.

Partilhar notícia: