A padroeira do Pontifício Colégio Português é, desde a sua fundação em 1900, Nossa Senhora de Lourdes (a par do Sagrado Coração de Jesus). Ocorrendo a sua festa litúrgica no dia 11 de Fevereiro, a comunidade que constitui o Colégio celebrou a sua Padroeira com a Eucaristia presidida por Sua Ex. Rev. o Sr. D. Agostino Marchetto, Secretário emérito do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. Na S. Missa estiveram presentes o Sr. Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Sua Ex. o Sr. Dr. António de Almeida Lima e a sua Esposa, bem como vários convidados dos residentes no Colégio.
Na sua homilia, o Mons. Agostino Marchetto, comentando as leituras propostas pela liturgia dominical, pediu a todos os presentes uma maior sensibilidade e compaixão no trato com os doentes, já que hoje ocorre, também, o Dia Mundial do Doente. Além disso, deixou o desafio de que, cada aluno, leve cada vez mais a sério os estudos que os respectivos Superiores pediram que realizassem.
No final da S. Missa, teve lugar um encontro informal com o Mons. Marchetto, o qual partilhou alguns aspectos da sua pesquisa e investigação sobre a história e a hermenêutica do Concílio Vaticano II. Foi muito interessante ouvi-lo falar, não só do Concílio, mas também da sua longa carreira no serviço diplomático da Santa Sé, o qual o levou a passar cerca de três anos em Portugal (de 1978 a 1981).
No final do encontro, seguiu-se o almoço no qual foi possível partilhar a alegria da fé e da devoção a Nossa Senhora de Lourdes, sob o manto de quem colocamos a vida e as pessoas que, de certo modo, estão ligadas ao Colégio Português.