Tem já sido uma das imagens de marca dos últimos anos: o Pontifício Colégio Português “em caminho”, isto é, fazendo experiência de um dia de peregrinação na cidade de Roma, impelidos pelo ritmo quaresmal que nos coloca “em caminho” para a Páscoa.
Na multiplicidade de possibilidades que a Cidade Romana permite, este ano procurámos a inspiração naquele que, de um modo mais dramático e intenso, fez a experiência da Páscoa como verdadeiro “caminho” de transformação. Foi no dia 13 de março que alguns membros da comunidade do Pontifício Colégio Português se dispuseram a seguir os passos de S. Paulo em Roma, desde a sua vocação, assinalada pela obra-prima do pintor italiano Caravaggio, “A conversão de S. Paulo”, que pode ser admirada na Igreja de Santa Maria del Popolo, até à sua sepultura, localizada na Basílica de S. Paulo Fora de Muros.
Num total de cerca de 18km, o itinerário contemplou ainda os seguintes lugares associados ao Apóstolo dos Gentios: Igreja de Santa Maria in Via Lata, que se diz ter sido uma das casas de Paulo e Lucas, seu colaborador e evangelista (que, segundo uma tradição, terá inclusivamente terminado aqui a compilação do livro dos Atos dos Apóstolos); o cárcere Mamertinum, que assinala a prisão de Pedro e Paulo em Roma; a igreja de San Paolo alla Regola, situada no bairro judaico e que se pensa ter sido a casa e “escola” de Paulo enquanto se encontrava em prisão domiciliária; a igreja de Santa Prisca, domicílio romano de Aquila e Priscila, íntimos amigos e colaboradores de Paulo e onde provavelmente este terá celebrado frequentemente a Eucaristia; a Via Appia, a principal estrada de acesso a Roma no tempo de Paulo e que ele percorreu, vindo do sul de Itália; as catacumbas de São Sebastião, com a chamada Memoria Apostolorum, onde se afirma terem sido guardadas as relíquias de Pedro e Paulo durante as perseguições; e, antes da chegada à Basílica de S. Paulo, a Abadia das Três Fontes, que a tradição assinala como sendo o lugar do martírio do Apóstolo.
Ao longo do caminho fomos acompanhados e orientados pelo Padre César Silva, sacerdote português da Sociedade Missionária do Verbo Divino, professor de Escritos Paulinos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e doutorando em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Durante a peregrinação e em cada local fomos sendo iluminados para alguns pontos do itinerário geográfico, espiritual e teológico de Paulo.
Estamos gratos ao Senhor por nos ter possibilitado mais este momento de vida comunitária “em caminho”, em oração e em convívio, e deste modo prepararmo-nos para, como Paulo, celebrarmos o encontro pascal com o Ressuscitado.
Pe. David Palatino