No dia 25 de Setembro de 2021, deslocou-se ao Pontifício Colégio Português o Sr. D. José Ornelas Carvalho, SCJ, Bispo de Setúbal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Acompanhou-o o Pe. Manuel Barbosa, SCJ, Secretário da CEP.
Pelas 19h00, o Sr. D. José Ornelas presidiu à Eucaristia da comunidade, que marca o início do novo ano letivo para a comunidade do Colégio. Entre outras ideias, o Sr. D. José Ornelas encorajou os sacerdotes a não terem medo de alargarem os seus horizontes, não só com os seus estudos, mas também no contato diário com a riqueza e variedade da comunidade sacerdotal do Colégio, na qual convivem sacerdotes de proveniências tão diferentes e distantes.
Na celebração eucarística, para além do Pe. Manuel Barbosa, SCJ, e do Mons. Saturino Gomes, SCJ, marcaram presença S. E. o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António de Almeida Lima, com a sua Esposa, e a Superiora da comunidade das Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias, Ir. Maria de Lourdes Nunes. A todos eles, o Sr. D. José deixou palavras de apreço. Referência especial mereceram as Irmãs, cuja presença no Colégio é um sinal da maternidade espiritual que marca indelevelmente toda a comunidade.
No final, seguiu-se o convívio, onde os sacerdotes do Colégio tiveram, também eles, ocasião de manifestar a sua especial gratidão às Irmãs, algumas das quais deixarão o Colégio nos próximos dias para integrarem outras comunidades da Congregação.
O Pontifício Colégio Português, fundado a 20 de Outubro de 1900, com a Bula “Rei catholicae apud Lusitanos” pelo Papa Leão XIII conta, este ano, com 43 sacerdotes, provenientes de 7 países diferentes: Portugal, Angola, Timor-Leste, Coreia do Sul, Chile, Índia e Japão. Destes, 23 sacerdotes são portugueses e provêm de 15 Dioceses de Portugal continental e das Ilhas.