Cardeal Pietro Parolin preside à Eucaristia do 13 de maio e coroa a Imagem de Nossa Senhora de Fátima

 

 

O dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, é de particular significado e densidade espiritual para a Lusitana nação. Este ano também o foi de modo particular para a comunidade do Pontifício Colégio Português, que celebrou solenemente a Festa da Senhora da Cova da Iria com a presença de Sua Eminência o Cardeal Pietro Parolin, Secretario de Estado da Santa Sé, que presidiu à Eucaristia e à coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na Capela do Colégio Português. Na eucaristia, concelebrada pelos sacerdotes do Colégio, participou também o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, bem como a comunidade das Irmãs Fransciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e outros colaboradores da instituição.

Na sua homilia, o Cardeal recordou os momentos que visitou o Santuário de Fátima pela mesma ocasião, sublinhando a experiência forte de fé que ali viveu. Na palavra que partilhou com os sacerdotes lembrou particularmente o convite de Nossa Senhora à oração, à penitência e à reparação. Disse que «Maria leva-nos sempre a Jesus e, como a Fátima em 1917, recomenda-nos insistentemente a sermos firmes na fé e a ter um espírito de oração, penitência e reparação. A oração, a penitência e a reparação estão no coração do dom ministerial que Jesus nos ofereceu gratuitamente. Tornamo-nos cada dia pastores no Pastor quando acolhemos e fazemos nossa a oração do Povo de Deus; quando a nossa penitência não é apenas pessoal, mas recolhe entre as mãos as misérias, dores e falhas de todos, manifestando o rosto misericordioso de Deus; quando a nossa entrega total de vida, transfigurada pela escuta da Palavra de Deus, se torna também ministério onde cresce e faz crescer os sinais de paz, de fraternidade e de alegria».

Referindo-se à coroação de Nossa Senhora, gesto que realizou particularmente emocionado, tomou as palavras do Ritual Romano das Bênçãos, referindo que «Com o rito da Coroação de Nossa Senhora, a Igreja afirma que com razão a beata Virgem Maria deve ser considerada como Rainha; […] ela é Mãe do Filho de Deus, e Rei messiânico; […] colaboradora do Redentor; […] perfeita discípula de Cristo. […] Permanecendo fielmente unida ao Filho até à cruz, perseverando com a Igreja na oração, progredindo no amor de Deus, mereceu de modo eminente a “Coroa da justiça”, a “coroa da vida”, a “coroa da gloria”, prometida aos fiéis discípulos de Cristo, por isso, “terminando o percurso da sua vida terrena foi elevada à gloria celeste em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como Rainha do universo…” Ela é membro supereminente da Igreja: porque Serva do Senhor, na qual se realizou a consumação do antigo Israel e o santo início do novo Povo de Deus».

Após a celebração eucarística o Cardeal Pietro Parolin tomou parte no jantar, onde teve oportunidade de saudar todos os presentes, inteirando-se das suas proveniências e também dos estudos que estavam a realizar.

A Imagem de Nossa Senhora de Fátima, presente na Capela do Pontifício Colégio Português em Roma, da autoria de J. F. Thedim, é datada de 1929 e foi benzida pelo Papa Pio XI, em 06 de dezembro do mesmo ano, em audiência concedida ao Pontifício Colégio Português, tendo permanecido até ao presente na sua principal Capela.

[A.F.]