A vocação é mais do que chamamento

A vocação é mais do que chamamento. A vocação é acontecimento que dura a vida inteira. Não é uma carreira, uma profissão, ou um estado de vida… Vocação é uma forma de vida, é a configuração do coração e da mente do chamado com Aquele que chama. Na verdade, somos sonho de Deus. Estamos no seu íntimo desde toda a eternidade. Ele chama-nos à vida.

Nascemos por amor. Deste amor nascem em nós interrogações. Quem sou? Para quem sou? Sinto que Alguém me interpela, me coloca em movimento interior. Sinto que Alguém bate à minha porta e convida à liberdade de O deixar entrar. Percebo que antes mesmo de eu procurar já Deus me procurava. A iniciativa é sempre d’Ele. Deus passa pela vida de cada um para uma nova criação e diz: “Vai da tua terra…” (Gn 12, 1); “Que procurais? … Vinde ver” (Jo 1, 38-39); “Vinde atrás de mim e farei de vós pescadores de homens.” (Mc 1, 17); “Hoje quero ficar em tua casa” (Lc 19, 5)… E quando acolhemos e aceitamos a interpelação, a reconfiguração da vida acontece…

Não consta em parte alguma da Bíblia que aqueles que se deixaram encontrar por Deus ou por Jesus tenham saído frustrados ou infelizes. O risco vale a pena.

P. Francisco Miguel Fernandes Carreira
Arquidiocese de Braga

Partilhar notícia: