Alunos do Colégio visitam os jardins do Vaticano

No passado dia 8 de outubro, os novos sacerdotes no Colégio Pontifício Português, juntamente com alguns dos funcionários do referido Colégio, tiveram a oportunidade de visitar os jardins da Cidade do Vaticano, visita essa orientada pelo Monsenhor Ferreira da Costa.

A visita iniciou-se na praça de Santa Marta, onde é possível um olhar privilegiado da Basílica de São Pedro, tendo em conta a perspetiva que poucas vezes é observada. Seguimos para o Palácio do Governador e aí admiramos o brasão de armas do Papa Francisco realizado com flores, o que o torna ímpar. Foram muitos os pontos visitados neste jardim, entre os bosques e a seleção de elementos botânicos raros, os vestígios antigos de arte e de fontes, a Torre, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o edifício da Rádio Vaticana, os pequenos templos e a Academia das Ciências, mas guardamos com especial atenção o mosteiro onde repousa na sua vida contemplativa e de oração o Papa Bento XVI.

Tivemos, ainda a oportunidade de entrar na Basílica de São Pedro para admirar a famosa imagem da Pietà, de Miguel Ângelo, as suas belíssimas pinturas, rezar junto do túmulo de São João Paulo II e São João XXIII e contemplar o ímpar Baldaquino de Bernini, assente no lugar que dá a razão de ser à Basílica: o túmulo de São Pedro.

A visita terminou com uma breve oração na Capela da Casa de Santa Marta, lugar onde o Papa Francisco celebra com regularidade o sacramento da Eucaristia.

Fica o agradecimento ao Monsenhor Ferreira da Costa pela sua disponibilidade em acompanhar este grupo e pelas suas palavras que ao longo da visita procuraram esclarecer o que os olhos contemplavam.