116º Aniversário do Pontifício Colégio Português

 

 

No passado dia 20 de Outubro, o Pontifício Colégio Português revestiu-se de festa para celebrar o 116º aniversário da sua fundação. O momento central deste dia de júbilo e alegria foi a celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Manuel Monteiro de Castro, ex-aluno do nosso Colégio e que serviu a Igreja em tantos lugares do mundo.

A toda a comunidade residente do Colégio Português juntaram-se D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, e D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, bem como do P. Nuno Gonçalves, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Gregoriana, que serviu o Colégio como padre espiritual.

A celebração deste aniversário prosseguiu, após a Eucaristia, num jantar de confraternização e de festa. No contexto deste aniversário, sublinhamos as palavras dirigidas pelo Reitor, P. José Caldas. Em primeiro lugar, comunicou a todos os presentes a atribuição do título de “Casa de Vida” ao Pontifício Colégio Português, pela Fundação Internacional Raoul Wallenberg, pelo seu empenho a favor dos judeus perseguidos durante a ocupação nazi. Também foi anunciada a nomeação do P. Jorge Fernandes SDV como padre espiritual do Colégio, juntando-se ao P. Saturnino Gomes nesta missão. Fez também a evocação do 1.º Centenário da Morte da Irmã Mary Jane Wilson, fundadora das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que servem este Colégio.

Este dia de celebração e de festa, recordando os 116 anos de vida do Pontifício Colégio Português, é um desafio e estímulo para que o mesmo continue a ser lugar de comunhão e serviço, como Casa de Vida, ao serviço da Igreja e do Mundo.

 

                      P. Sérgio Leal