Página 4

3.3 Se outra coisa não for acordada com a Direcção do Colégio, cada aluno pagará anualmente 10 mensalidades, permanecendo o seu quarto reservado durante todo o ano lectivo.

3.4 Os alunos são pessoalmente responsáveis por todas as dívidas que contraiam e por todos os estragos que causem. A esta norma exceptua-se as dívidas que forem indicadas pelo seu Bispo ou Superior na carta de pedido de admissão ao Colégio.

3.5 Dentro do clima de liberdade e responsabilidade que deve marcar a vida quotidiana no Colégio, os alunos assumam também como sua a responsabilidade de velar pela segurança da casa, tendo particular cuidado em fechar todas as portas que comunicam com o exterior e não introduzindo em casa qualquer pessoa estranha. O Colégio não se responsabiliza por qualquer furto que possa existir.

 

4. Ambiente de estudo

4.1 O estudo é a principal ocupação dos alunos do Colégio. Deste modo, o ambiente físico e humano deve proporcionar as melhores oportunidades para o trabalho intelectual.

4.2 Assim, observe-se com particular cuidado o silêncio nos corredores e nos quartos, de forma a perturbar o mínimo possível o ambiente de estudo devido a todos. Tenha-se em particular atenção o repouso nocturno, que deve ser suficiente para garantir a qualidade da participação nas aulas e no resto da vida do Colégio. Não se usem os elevadores depois das 23h00 e antes das 7h00.

4.3 O Colégio dispõe de uma pequena biblioteca sobretudo com algumas colecções de revistas e dicionários e que se encontra exclusivamente à disposição dos alunos. As obras devem ser consultadas se possível na própria biblioteca, o que é obrigatório para os dicionários. Em caso de necessidade de uma consulta mais demorada, os alunos podem levar as obras para o quarto desde que devidamente o assinalem no registo para isso destinado. Após a consulta, a obra deve ser recolocada no seu lugar e assinalada a sua devolução.

 

5. Actividades pastorais

5.1 Enviados a Roma para aprofundar a sua formação, em particular para frequentar alguma Universidade ou Ateneu Pontifício, os alunos tenham em consideração que a sua principal actividade e serviço prestado à Igreja é o próprio estudo. Por isso, não se empenhem em qualquer compromisso pastoral permanente sem considerar, de acordo com o Reitor, acerca da sua oportunidade.

5.2 Tal não invalida, no entanto, que sempre que seja necessário e pedido, os alunos se disponibilizem para qualquer actividade pontual, em particular durante as férias do Natal e da Páscoa.

5.3 Estas actividades, a serem assumidas, não prejudiquem por norma a própria participação nos principais momentos da vida comunitária do Colégio, particularmente nas celebrações litúrgicas festivas.