Página 3

2.4 Dado o facto de as Universidades Pontifícias guardarem na sua maioria a Quinta-feira como dia sem aulas, os alunos são convidados a concelebrar a Eucaristia às 19h15. O mesmo acontecerá nos diversos dias que, não sendo feriado ou Dia Santo de guarda são particularmente festivos para a comunidade do Colégio: a) 11 de Novembro, aniversário da abertura do Colégio; b) 11 de Fevereiro, Nossa Senhora de Lourdes; c) 13 de Maio, Nossa Senhora de Fátima; d) 8 de Junho, memória da beata Maria do Divino Coração; e) Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

2.5 Na sua vida espiritual, o presbítero é convidado não apenas a celebrar mas também a adorar a presença real do Senhor Jesus na Eucaristia. Desde o início do Colégio e por indicação da Beata Maria do Divino Coração, que nas primeiras Sextas-feiras de cada mês se dedica um tempo de adoração da Santíssima Eucaristia, tradição a ser mantida e acarinhada como momento de oração comunitária e pessoal.

2.6 Correspondendo aos contínuos apelos do Santo Padre e tendo o Colégio como padroeira secundária Nossa Senhora de Lourdes, cada aluno é convidado a não descurar a oração do Rosário. Esta terá forma de oração comunitária nos meses de Outubro e Maio.

2.7 Nas Sextas-feiras da Quaresma haverá o exercício comunitário da Via Sacra.

2.8 De forma a marcar os tempos fortes do ano litúrgico, o Colégio proporciona no início do Advento e da Quaresma e antes da solenidade do Pentecostes, um Sábado de retiro espiritual, iniciado habitualmente com a concelebração da Eucaristia e encerrado com a celebração das I Vésperas de Domingo. Estes dias sejam para toda a comunidade jornadas de silêncio e oração, que não sejam perturbadas por mais nenhuma actividade, seja escolar seja pastoral.

2.9 Para os exercícios espirituais, o Colégio indicará anualmente uma data e um lugar onde poderão realizá-los os alunos que não os façam junto das próprias dioceses ou institutos.

 

3. O ano escolar

3.1 De acordo com os seus Estatutos e Linhas Educativas, o Pontifício Colégio Português tem como objectivo primeiro acolher os clérigos que são enviados a Roma pelo seu Bispo ou Superior para «aprofundar a sua formação humana, intelectual, espiritual e pastoral, particularmente através da frequência de algumas das Universidades Pontifícias»[2]. Assim, o ritmo da sua vida é marcado nas suas grandes linhas pelo ritmo escolar dos seus alunos.

3.2 O Colégio estará aberto para o acolhimento dos alunos (e salvo indicações em contrário) desde o dia 1 de Setembro até ao dia 30 de Junho. As ausências do Colégio deverão ser comunicadas ao Reitor, particularmente as que têm lugar por ocasião das férias do Natal e da Páscoa, ou aquelas que impliquem uma saída de Roma por mais que um dia.