Página 2

1.7 Os Bispos ou superiores, para além das capacidades intelectuais dos alunos que enviam para o Colégio, tenham também em conta a sua maturidade humana e sacerdotal, a sua capacidade para viver em comunidade e a santidade e zelo apostólico.

1.8 A admissão de um aluno supõe a aceitação por parte deste da totalidade dos Estatutos, Linhas Educativas e dos Regulamentos do Colégio.

1.9 Terminados os estudos, os alunos devem regressar à sua diocese ou instituto de origem. Como quer que seja, no Colégio não é normalmente admitida a permanência de antigos alunos por períodos prolongados.

1.10 Ao Reitor cabe a decisão de despedir algum aluno por motivos graves que ponham em causa a identidade sacerdotal ou o bom nome do Colégio, depois de ouvido o respectivo ordinário, e de acordo com o disposto nos Estatutos.

 

2. Vida Espiritual

2.1 A vida espiritual é uma dimensão central na vida de qualquer presbítero, e encontra a sua fonte no sacramento do Baptismo e na Sagrada Ordenação. Enquanto é fruto da acção do Espírito Santo, ela alimenta-se da oração e, apesar de ser vivida no silêncio do coração de cada fiel, encontra a sua expressão mais excelente nas várias celebrações litúrgicas, particularmente na Eucaristia, a ser colocada no centro da vida quotidiana de cada presbítero. Isso mesmo o recorda as Linhas Educativas do Colégio Português, particularmente no seu n.7. Assim, procurem os alunos participar fielmente nos vários actos comunitários de oração, de modo particular naqueles que a seguir se indicam.

2.2 Dada a centralidade da celebração da Eucaristia na vida de um presbítero, e de forma a evitar que (salvo «causa justa e razoável», de acordo com o can. 906) a mesma tenha lugar sem a participação de ao menos um fiel, procurem os alunos do Colégio celebrar a mesma nos dias feriais e com excepção da Quinta-feira, dentro dos seguintes horários: a) 06h30 (italiano); b) 07h30; c) 13h00; d) 19h30 (italiano).

2.3 Nos Domingos e Dias Santos de guarda, em razão da particular importância de que se reveste nestes dias a Assembleia litúrgica, haverá apenas uma celebração eucarística às 9h00, em que todos procurarão participar, salvo motivo grave. Nesses mesmos dias haverá também a celebração comunitária das II Vésperas, às 19h30.