Tomada de posse

A presidência da Conferência Episcopal Portuguesa, composta pelo Sr. D. José Ornelas Carvalho, SCJ, (Presidente), Sr. D. Virgílio do Nascimento Antunes (Vice-Presidente) e Pe. Manuel Barbosa, SCJ (Secretário) deslocou-se a Roma onde, no passado dia 8 de Novembro, foi recebida em audiência privada pelo Papa Francisco.

Aproveitando a sua presença em Roma, procedeu-se à tomada de posse formal do Pe. António Estêvão Fernandes como Vice-Reitor do Colégio. Ainda que, na realidade, já exerça essas funções desde o passado dia 1 de Setembro, assumiu formalmente, diante da Presidência da Conferência Episcopal, essa missão para a qual foi nomeado, após a devida autorização concedida pelo Sr. D. Nuno Brás, Bispo do Funchal. 

O Pe. António Estêvão Fernandes nasceu a 22 de Março de 1983 na freguesia de Campanário, concelho de Ribeira Brava, Diocese do Funchal, onde está incardinado. Após a ordenação presbiteral, recebida a 26 de Julho de 2008, foi Administrador Paroquial da Paróquia da Visitação, na cidade do Funchal. Colaborou na Cúria Diocesana, foi Secretário Episcopal e Diretor Espiritual do Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima do Funchal. Em 2017 passou a fazer parte da comunidade do Pontifício Colégio Português como aluno na Faculdade de História e de Bens culturais da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana. 

A tomada de posse ocorreu durante a celebração eucarística do dia 10 de Janeiro, dia em que a liturgia da Igreja celebra a festa do Batismo do Senhor. A Eucaristia foi presidida pelo Sr. D. José Ornelas, concelebrada pelos restantes membros da presidência da CEP e por vários dos sacerdotes que fazem parte da comunidade do Colégio. Também participou a Ir. Maria de Lurdes Nunes, Superiora da comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

No final da celebração, foi lida a acta de tomada de posse. 

O Pe. António Estêvão sucede, nestas funções, ao Pe. Jorge Ferreira, da Diocese de Angra, entretanto regressado à sua Diocese para assumir novas funções. 

A comunidade do Pontifício Colégio Português agradece a proximidade e solicitude da Conferência Episcopal Portuguesa e, ao longo destes dias, tem ocasião de partilhar com a presidência aquela que é a sua vivência nestas circunstâncias complexas provocadas pela pandemia, que coloca novos desafios à vida comunitária.

Ao acolher a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa, o Colégio renova a sua disponibilidade e compromisso de estar ao serviço da Igreja naquela que é a missão que lhe está confiada, de acolher e acompanhar os sacerdotes que, não só de Portugal, mas também dos países de língua e expressão portuguesa e de outros países, residem em Roma, enviados pelos próprios Superiores, durante o período em que prosseguem os seus estudos.