Festa de N. S. de Lourdes

A devoção mariana faz intensamente parte do modo de viver a fé por parte dos portugueses. Não admira que, os que nos precederam no Colégio no momento da sua fundação, não hesitassem em colocar-se sob a protecção da Santíssima Virgem Maria, através da invocação que, naquele final do séc. XIX e inícios do séc. XX, mais sentido fazia: Nossa Senhora de Lourdes. 

Foi para celebrar a sua festa litúrgica que a comunidade recebeu, com alegria, a presença do Card. Luis Ladaria Ferrer, S.J., Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que presidiu à Eucaristia. Na sua homilia, e comentando as leituras do Domingo, animou os presentes a não temerem a proximidade de Deus e não se deixarem abater pelo temor e pelo receio. Pelo contrário, a presença do Senhor deve animar-nos na missão que ele confiou à Sua Igreja. 

Na Eucaristia, para além dos sacerdotes, religiosas e leigas que colaboram no Colégio, também marcaram presença o Mons. Saturino Gomes e o Pe. Fábio Guimarães, que assumem a assistência espiritual à comunidade.

A seguir à celebração da Eucaristia, houve lugar a um encontro informal com o Card. Luis Ladaria, o qual foi partilhando reflexões sobre a missão que lhe está confiada e permitiu uma partilha de experiências sobre a Igreja, a fé e vida sacerdotal. 

O momento festivo terminou com a partilha do almoço. 

A comunidade está profundamente agradecida ao Card. Ladaria pela sua presença, vivida num ambiente de simplicidade e familiaridade.