Pe. António Estêvão Fernandes, novo Vice Reitor

A Conferência Episcopal Portuguesa elegeu como novo Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português o Pe. António Estêvão Fernandes, da Diocese do Funchal.

O Pe. António Estêvão sucede, a partir do próximo dia 1 de Setembro, ao Pe. Jorge Ferreira da Diocese de Angra que termina o seu mandato e regressa à Diocese para assumir novos encargos pastorais. 

Toda a comunidade do Colégio, sacerdotes, religiosas e colaboradores leigos, agradecem ao Pe. Jorge o seu inestimável serviço ao longo dos últimos anos e, também, manifestam a sua gratidão ao Sr. D. João Lavrador e à Diocese de Angra por terem permitido que ele assumisse este encargo, em 2017. 

O Colégio agradece, também, a disponibilidade do Pe. António Estêvão em assumir agora esta missão ao serviço da comunidade e da Igreja, bem como ao Sr. D. Nuno Brás, Bispo do Funchal e já Reitor do Colégio, por generosamente conceder a sua autorização.

Ao Pe. António Estêvão, em colaboração com o Reitor, compete acompanhar os sacerdotes residentes no Colégio e proporcionar-lhes o ambiente propício para que eles possam continuar a sua formação permanente num ambiente de comunhão e fraterna amizade.

A comunidade do Colégio acolhe, com alegria, a decisão da Conferência Episcopal Portuguesa e formula os votos de uma missão que seja profícua ao serviço da Igreja.

 

Nota Biográfica do Pe. António Estêvão Fernandes

 

O Pe. António Estêvão nasceu a 22 de Março de 1983, em Campanário, concelho de Ribeira Brava, na Madeira. Tendo frequentado o Seminário Diocesano do Funchal e o Seminário Maior do Patriarcado de Lisboa, recebeu a ordenação sacerdotal a 26 de Julho de 2008. 

Após a ordenação, foi Administrador Paroquial, colaborador na Cúria Diocesana, Secretário Episcopal, Diretor Espiritual no Seminário Diocesano do Funchal e membro do Conselho de Presbíteros da Diocese. 

Desde 2017 que é aluno na Faculdade de História e de Bens Culturais da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, no Departamento de Bens Culturais.