Discurso do Papa Francisco ao Pontifício Colégio Português

 

Publicamos o discurso que o Papa Francisco dirigiu à comunidade do Pontíficio Colégio Português em audiência privada

 

 

DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO À COMUNIDADE DO PONTIFÍCIO COLÉGIO PORTUGUÊS

Sala do Consistório

Segunda-feira, 8 de maio de 2017

 

 

 

           Caríssimos irmãos e irmãs,

Obrigado por terem vindo ver-me; sejam bem-vindos! Saúdo-vos a todos, em particular o reitor Padre Caldas, agradecendo-lhe as suas amáveis palavras que me dirigiu em nome de toda a comunidade. Dirijo também um pensamento agradecido aos seus colaboradores, às Irmãs e ao pessoal do Colégio. Agradeço-vos sobretudo as vossas orações; da minha parte, desejo paz e esperança no Senhor a cada um de vós e às vossas famílias e Nações de proveniência.

A Portugal, levarei este desejo – queira Deus – pessoalmente, na minha já iminente peregrinação ao Santuário de Fátima, onde há 100 anos apareceu Nossa Senhora aos três Pastorinhos. O encontro com Nossa Senhora foi para eles uma experiência de graça que os fez enamorar-se de Jesus. Como terna e boa Mestra, Maria introduziu os pequenos videntes no conhecimento íntimo do Amor trinitário e levou-os a saborear Deus como a mais bela realidade da existência humana. Não posso não desejar o mesmo para todos vós, caros amigos. Acima de qualquer outro objetivo que vos tenha trazido a Roma e que aqui vos retenha, esteja sempre este: conhecer e amar Cristo – como diria o apóstolo Paulo – procurando conformar-se cada vez mais com Ele até ao dom total de si próprio.

Concretamente vós, caros presbíteros, sois chamados a progredir, sem descanso, na vossa formação cristã e sacerdotal, pastoral e cultural. Qualquer que seja a vossa especialização académica, a vossa primeira preocupação deve ser sempre a de crescer no caminho da consagração sacerdotal, mediante a experiência amorosa de Deus: um Deus próximo e fiel, como O sentiram os Beatos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia. Hoje, contemplando a sua vida humilde e, contudo, gloriosa, somos levados a confiar-nos, também nós, aos cuidados da mesma Mãe. E não se trata de uma novidade. Rezamo-lo sempre na mais antiga antífona latina de Nossa Senhora: «Sub tuum praesidium confugimus, Sancta Dei Genitrix». Convida-nos precisamente a procurar refúgio sob o manto d’Ela, uma mãe que nos toma pela mão e nos ensina a crescer no amor a Cristo e na comunhão fraterna.

Gostei de ouvir o Padre Caldas dizer que desde 1929, na Capela do Colégio, o olhar da Mãe de Deus acompanha as súplicas de quem se aproxima do altar. Olhai para Ela e deixai-vos olhar por Ela, porque é vossa Mãe e vos ama muito; deixai-vos olhar por Ela, para aprender a ser mais humildes e também mais corajosos em seguir a Palavra de Deus; para acolher o abraço do seu Filho Jesus e, fortes por esta amizade, amar cada pessoa segundo o exemplo e a medida do Coração de Cristo, ao qual foi consagrado o Colégio, encontrando n’Ele vida, esperança e paz. Olhemos, irmãos e irmãs, para a nossa Mãe, que está no coração de Deus. O mistério desta jovem de Nazaré não nos é estranho. Não é “Ela ali e nós aqui”. Não, estamos ligados. Com efeito, Deus poisa o seu olhar de amor (cf. Lc 1,48) também sobre cada homem e cada mulher, com nome e apelido! O seu olhar de amor está sobre cada um de nós.

A relação com Nossa Senhora ajuda-nos a ter uma boa relação com a Igreja: ambas são Mães. Vós conheceis, acerca disto, o comentário de Santo Isaac, o abade da Estrela: o que se pode dizer de Maria pode dizer-se da Igreja e também da nossa alma. As três são femininas, as três são mães, as três dão vida. Por isso, é preciso cultivar uma relação filial com Nossa Senhora, porque, se esta falta, há algo de órfão no coração. Um padre que se esquece da Mãe, e sobretudo nos momentos de dificuldade, tem falta de alguma coisa. É como se fosse órfão, apesar de na verdade não o ser! Esqueceu-se da sua mãe. Mas, nos momentos difíceis, a criança vai ter com a mãe, sempre. E a Palavra de Deus ensina-nos a ser como crianças desmamadas no colo da mãe (cf. Sl 131,2).

Ao concluir, desejo que a vossa comunidade sacerdotal continue a ser um viveiro de apóstolos, ponto de união das Igrejas dos vossos países com Roma, unidos na caridade e no testemunho vivo do amor de Deus pela humanidade. Com estes votos do melhor futuro para o Pontifício Colégio Português, transmito do coração aos Superiores, aos estudantes, aos colaboradores e às vossas famílias a Bênção Apostólica. E rezo a Nossa Senhora de Fátima para que vos ensine crer, adorar e esperar como os Beatos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia. E, por favor, não vos esqueceis de rezar por mim. Obrigado.

 

                       [Tradução não oficial]