D. Anacleto Oliveira (1946 - 2020)

A 18 de Setembro de 2020, o Sr. D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, terminou a sua peregrinação terrena.

Nascido a 17 de Julho de 1946, o Sr. D. Anacleto é natural da freguesia de Cortes, concelho de Leiria (Portugal). Recebeu a ordenação sacerdotal a 15 de Agosto de 1970, numa altura em que já se encontrava em Roma, desde 1969 a residir no Pontifício Colégio Português e a prosseguir os seus estudos em Teologia Bíblica. Deixou de ser aluno do Colégio em 1974. 

Em 2005, foi nomeado Bispo auxiliar de Lisboa, tendo recebido a ordenação episcopal a 24 de Abril desse ano. A 11 de Junho de 2010, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo de Viana do Castelo, onde exerceu o seu ministério, como Pastor próximo, alegre e simples até que faleceu num acidente de viação, a 18 de Setembro de 2020. Na Conferência Episcopal Portuguesa, presidia atualmente à Comissão Episcopal para a Liturgia e a Espiritualidade, e à Comissão de Tradução da Bíblia. 

O falecimento do Sr. D. Anacleto Oliveira deixa uma profunda ferida nos corações daqueles que, com ele, tiveram a graça de colaborar de perto. A comunidade do Pontifício Colégio Português comunga dos sentimentos que trespassam a Diocese de Viana, a quem se une em proximidade e oração. 

No dia 20 de Setembro de 2020, foi celebrada uma Eucaristia de sufrágio por alma do Sr. D. Anacleto, presidida pelo Mons. Saturino Gomes, um dos Diretores Espirituais do Colégio.

 

(imagem da Rádio Renascença)