Consistório

Na tarde do dia 28 de Junho, o Papa Francisco presidiu ao Consistório com o qual criou 14 novos Cardeais, entre os quais se conta o Sr. D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima. Marcaram presença no Consistório, para além do Sr. D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, vários Bispos de Portugal: Sr. D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga; Sr. D. Amândio José Tomás, Bispo de Vila Real; Sr. D. Manuel Linda, Bispo do Porto; Sr. D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda; Sr. D. Manuel Felício, Bispo da Guarda; Sr. D. António Luciano Costa, Bispo-eleito de Viseu; Sr. D. Manuel Pelino, Bispo emérito de Santarém; Sr. D. Serafim Sousa e Silva, Bispo emérito de Leiria-Fátima. Além disso, um numeroso grupo proveniente de Leiria-Fátima e representante dos vários sectores da pastoral da Diocese marcou presença, bem como os familiares do Sr. D. António Marto. 

No final do Consistório, a Embaixada de Portugal junto da Santa Sé ofereceu um jantar, no qual também esteve presente a Ministra da Justiça, Francisca van Dunem, em representação do Estado português, e outras distintas autoridades eclesiásticas e civis. 

Ao Sr. D. António Marto, a comunidade do Colégio Português formula os votos de um ministério muito fecundo ao serviço da Igreja Universal.