Aniversário do Colégio

Corria o ano de 1900 quando o Papa Leão XIII decide formalizar a criação do Pontifício Colégio Português por meio da Bula "Rei Catholicae apud Lusitanos", datada de 20 de Outubro daquele ano. 

A comunidade do Colégio assinalou o 119.º aniversário daquela marcante data com o passeio de início de ano. Os locais visitados foram Bracciano e Cerveteri. 

Em Bracciano, celebrámos a Eucaristia na Igreja de Santa Maria Novella. Seguiu-se a visita ao Castelo Orsini-Odescalchi e o almoço. Na parte da tarde, foi possível visitar a Necropoli della Banditaccia, de Cerveteri, um imponente espaço que trouxe à luz alguns aspetos da civilização etrusca. 

Os momentos de convívio foram-se alternando com momentos de oração, na qual foram especialmente recordados todos aqueles que, ao longo da história, de algum modo estiveram ligados ao Pontifício Colégio Português: Pontífices, Cardeais, Bispos, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, leigos e benfeitores. A todos, neste dia de aniversário, fica a gratidão daqueles que, hoje, participamos desta comunidade.