Início de ano

No início de um novo ano letivo, o Pontifício Colégio Português, em Roma, abre as suas portas para dar as boas vindas a mais de quatro dezenas de sacerdotes que constituem a sua comunidade sacerdotal.

A 29 de Setembro de 2022, o Sr. D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (e Delegado da CEP para o Colégio), presidiu à Eucaristia comunitária no Colégio. Esta celebração assinalou, não só o início de um novo ano, mas também o 50.º aniversário de vida religiosa do Sr. D. José Ornelas que ocorreu nessa data.

Na sua homilia, o Sr. D. José Ornelas, entre outras considerações, encorajou os sacerdotes a aproveitar a oportunidade que lhes foi concedida para aprofundarem os seus conhecimentos sem nunca perder de vista a missão evangelizadora da Igreja.

A comunidade do Pontifício Colégio Português conta, neste ano letivo, com 43 sacerdotes residentes (incluindo a Direção), dos quais: 21 provêm de Portugal; 5 de Angola; 2 do Chile; 10 da Coreia do Sul; 2 da India; 1 do Japão; e 2 de Timor Leste.

O lema de fundo que orienta as atividades do Colégio coincide com o mesmo que o Papa Francisco escolheu para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Lisboa, em 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).